O Full Protein Caldas da Rainha Ladies Open começou com grandes emoções no Complexo de Ténis das Caldas da Rainha. O torneio, que conta com um prémio de 100.000 dólares, já está a oferecer jogadas intensas e desempenhos surpreendentes.
A portuguesa Matilde Jorge fez uma entrada triunfal na fase de qualificação, vencendo de forma convincente a russa Anastasiia Gureva por 6-1 e 6-3. Depois de uma derrota nas meias-finais em Santarém, Matilde demonstrou resiliência e foco ao dominar a sua adversária, avançando para a próxima ronda, onde enfrentará Elena Malygina, da Estónia, que venceu Nigina Abduraimova por 6-4 e 7-5.
Outras tenistas lusas, como Lena Couto, Maria Pinto e Carla Tomai, não tiveram a mesma sorte e foram eliminadas. Lena Couto caiu frente à georgiana Sofia Shapatava (6-1, 6-1), Maria Pinto foi derrotada pela norte-americana Liv Hovde (6-0, 6-1), e Carla Tomai perdeu para a espanhola Andrea Lazaro Garcia (6-0, 6-1).
A jovem eslovaca Renata Jamrichova também se destacou ao vencer a experiente russa Valeria Savinykh por 7-5 e 6-2, enquanto a cabeça-de-série Carole Monnet foi surpreendentemente eliminada pela britânica Sara Beth Grey (6-4, 6-4).
A russa Vitalia Diachenko, ex-número 71 do mundo e wildcard do torneio, aproveitou a oportunidade para avançar no quadro, vencendo a polaca Martyna Kubka por 6-3 e 6-4. A canadiana Stacey Fung, que venceu recentemente em Santarém, teve que desistir devido a cansaço físico, após perder o primeiro set para a japonesa Hiroko Kuwata (6-3).O torneio prossegue amanhã com a ronda de acesso ao quadro principal. Destaque para o confronto entre Matilde Jorge e Elena Malygina, às 15 horas, com transmissão na RTP 2. A ação começa pelas 10 horas, com jogos entre Liv Hovde e Ana Kubareva, e Renata Jamrichova frente a Anastasia Kovaleva.